00:20


O meu Kissange


"Eu vou estar... nos sons dos kissanges, nas cordas d'uma viola, nos ritmos quentes de Angola"

Carlos Burity - Canção Nostalgia


Agora deixo aqui um pouco da minha veia de (quase) Antropóloga (risos)

... O que é um kissange? tirei d'aqui a seguinte explicação:

Kissange (É um instrumento de som fluido, utilizado para fazer companhia em grandes caminhadas ou como fundo musical quando um mais velho conta histórias, à volta da fogueira, ao luar. Também é chamado de Mbwetete, quando é feito à base de bambu.)

Noutras pesquisas descobri que originalmente era feito com as carapaças das tartarugas (não vale ficar com pena delas!!)

Eu tenho um!! (mas não é de carapaça não :p é mesmo madeirinha)

[2009/09/05]

Posted by Picasa

14 Responses to "Kissange"

  1. Seagul Says:

    "Kissange (É um instrumento de som fluido, utilizado para fazer companhia em grandes caminhadas"

    Oh, eu também queria um... para isso mesmo!
    Jinho. Bom fim de semana maniga
    Gina

  2. Snl Says:

    E incriveis são os actuais Kissange's eléctricos! ;)

  3. Unknown Says:

    Gina,

    Também gosto das caminhadas, mas sentada à volta da fogueira numa noite de luar, a ouvir os sons dos kissanges... e se tiver embondeiro ao lado então...

    ui, ui (risos)

    Beijo

  4. Unknown Says:

    Puxa Félix,

    Isso retira aqui um pouco da magia à cena ... (risos)... até porque à volta da fogueira e ao luar não há electricidade :p

    beijo

  5. Braulio Pereira Says:

    obrigado
    eu tb tenho um que comprei em senegal, é metade de uma cabaça.

    tenho varias coisas de angola.

    que saudades.. me dás embondeiros.

    mangas cajú....... pitangas..papaias..
    luanda rio zaire..

    congo..
    aquelas noites de merengue bailes ao luar..
    aen......aen..


    beijos bom fim de semana

  6. Unknown Says:

    Braulio,

    Recordar é viver!

    Beijo

  7. Conversa Inútil de Roderick Says:

    Beijos de anjo?

  8. Unknown Says:

    Roderick,

    Quem sabe... mesmo sem L :D

    Beijo

  9. FM Says:

    Estamos sempre a aprender. (sorrisos)
    Beijos.

  10. Unknown Says:

    Sempre, FM, sempre (sorrisos)

    Beijo

  11. Anónimo Says:

    Muito boa tarde! Passei por aqui, totalmente sem querer, mas já que aqui estava, entreguei-me ao momento e parei, espreitei com curiosidade, mas discretamente e foram tantas as coisas que me deixaram com esta alma cheia que tenho agora. Paixão por Angola!Bem, a minha é imensa, mas também é natural que eu seja completamente apaixonado pela Terra que me viu nascer. Depois, a curiosidade aumentou mais ainda, dominou-me completamente e assim, como que me apontando uma arma, obrigou-me a ver o perfil completo. Engraçado, também tenho 35 anos e sou do signo carneiro, como também sou coelho(à uns anos era gato,eehehe) no zodíaco chinês quer dizer que ambos nascemos em 75 que também é o ano da independência de Angola.
    Não me querendo alongar demasiado, nem de todo ser aborrecido, vou só falar um pouco do kissange, também conhecido por kalimba. Uma das minhas paixões é a música e todos os instrumentos possíveis e imaginários. Neste momento até estou com um grave problema de espaço afim de poder adquirir mais uns quantos que tenho a certeza que me dariam tanto prazer. Gosto também de construir os meus próprios instrumentos e como tam já fiz alguns kissanges, de cabaça, côco e madeira.(eu juro que nunca sacrifiquei nenhuma tartaruga. Um instrumento quando é feito por nós tem outro valor e outro sabor quando o tocamos. O kissange é magnífico, de uma melodia simples, mas tão pura, e de manuseamento relativamente fácil, leva-nos a um transe absoluto e faz-nos sentir tão bem, tão em paz quando voltamos ao nosso corpo. Aconselho a toda a gente, toquem um pouco antes de deitar e vão ver que nessa noite só terão sonhos de bem estar.
    Muito obrigado.
    Cláudio Mello
    claudiomello75@hotmail.com

  12. Unknown Says:

    Olá Cláudio

    Sejas muito bem vindo a este canto de tatuagens ultimamente, confesso, abandonado, nem sei bem explicar porquê.
    E que bom ler nas tuas palavras sentimentos que nos unem ainda que não nos conheçamos de todo. Que bom, saber-te por momentos de alma cheia,e saber que algo que eu "disse" o proporcionou!... Já valeu a pena :)

    Poderia convidar-te a voltares aqui, mas estando o blog parado talve não faça muito sentido... bom,de qualquer forma tive muito gosto em "conhecer-te :)))

    Muito Obrigada, um beijinho

  13. Flip Says:

    olá,

    recebi tua msg e reconheci meu lapso pelo que corrigi devidamente o meu post. Desculpa e muito obg pelo teu email. Saudações angolanas :-)

  14. Unknown Says:

    Obrigada Flip :) por teres percebido o que te quis dizer. Eu sabia que de um angolano não podia esperar outra coisa! :)

    Tudo de bom :)

Enviar um comentário