14:51


Volto hoje ao tema das sobremesas.

No fim de semana passado fiz uma Tarte de Maçã, [para receber a minha mãe que chegava de Angola] que estava simplesmente ... divinal. Comi uma fatia à sobremesa, na casa da minha mãe, e optei por deixar lá o resto... vá-se lá saber porquê... (sorrisos)
Gosto de tarte de maçã porque tem aquela mistura do doce com o ácido da maçã e eu, por conta própria, não poderia deixar de a polvilhar com canela que é SÓ a minha especiaria preferida!!

Querem provar?? Então... façam-na!! Aqui deixo as dicas:

. Massa quebrada (compro já feita e pronta a desenrolar)
. 0,5 l de leite
. 1 casca de limão
. 100 gr de açúcar
. 4 gemas
. 50 gr de farinha
. maçãs (a gosto)
. sumo de limão

Preparação:

Untar a forma de tarte com manteiga e polvilhar com farinha (típico)!! Forrar a forma com a massa, picar a massa com um garfo e colocar no frigorífico.

Leva-se ao lume o leite com a casca de limão até ferver - retirar do lume.
Numa tigela, misturar o açúcar com as gemas até ficar aquela mistura clara. Juntar a farinha e mexer muito bem. juntar então o leite, sem a casca de limão e continuar sempre a mexer.
Vai ao lume mexendo sempre até engrossar.

Descascar as maçãs e cortá-las em gomos. A receita diz para regar a maçã com sumo de limão, mas eu não reguei.
Também ao contrário do que diz a receita, coloquei primeiro os gomos da maçã no fundo da tarteira - prefiro assim, mas podem fazer o inverso, e depois verti o creme por cima.
Também em vez de polvilhar com açúcar como é sugerido, fi-lo com canela...

Tem bom aspecto, não tem??? Bom proveito!!

[2009/09/04]

Posted by Picasa

10 Responses to "Sobremesa #3"

  1. FM Says:

    Se tem.
    E sabe assim tão bem como parece? Imagino que sim.
    Beijos.

  2. ana p Says:

    E eu que andava a procura de um doce pra adoçar o fim de semana...Acho que vou experimentar, ja que tambem adoro canela..
    Bjs Bom fim de semana

  3. Unknown Says:

    Sabe melhor ainda FM :)

    A minha mãe diz que na Segunda feira levou para o trabalho o "resto" e que as colegas até se lamberam (risos)

    Beijinhos

  4. Unknown Says:

    Magnolia,

    É uma delícia!! Não me tentes que faço outra neste fim de semana :S

    Beijossssssss, bom fim de semana

  5. João Roque Says:

    Prefiro comer do que fazer.
    Beijito.

  6. Seagul Says:

    Tens boa mão para coisas doces Natacha - olha só que aspecto soberbo!
    Já tirei a receita pra fazer um dia destes. Agora tou de regime forçado... (risos)
    Beijinho
    Gina

  7. Unknown Says:

    Pinguim,

    Não sou fada do lar e muito menos da cozinha... mas gosto de fazer doces ;)... e na verdade, também de comê-los ;)

    Beijinhos

  8. Unknown Says:

    Gina,

    Quer dizer que tenho mão para os doces!? Então... o peixinho não estava lá aquelas coisas, é?? :)

    Espero que esteja melhor, ontem falamos e esqueci de perguntar :(

    Beijos

  9. Eudemim Says:

    Que belo aspecto e o sabor só pode ser divinal. Maçã e canela, uma mistura mágica !!!!

    As maçãs são da tua quinta ? ;)

    Bjs daqui com água na boca

  10. Unknown Says:

    :) Eudemim

    Não tenho macieiras na minha quinta. Tu é que eras menina para me oferecer uma, hein?? (risos)

    Quanto à tarte... Nham nham!!

    beijosssss

Enviar um comentário