10:32


mãe, tenho pena. esperei sempre que entendesses 
as palavras que nunca disse e os gestos que nunca fiz. 
sei hoje que apenas esperei, mãe, e esperar não é suficiente. 

pelas palavras que nunca disse, pelos gestos que me pediste 
tanto e eu nunca fui capaz de fazer, quero pedir-te 
desculpa, mãe, e sei que pedir desculpa não é suficiente. 

às vezes, quero dizer-te tantas coisas que não consigo, 
a fotografia em que estou ao teu colo é a fotografia 
mais bonita que tenho, gosto de quando estás feliz. 

lê isto: mãe, amo-te. 

eu sei e tu sabes que poderei sempre fingir que não 
escrevi estas palavras, sim, mãe, hei-de fingir que 
não escrevi estas palavras, e tu hás-de fingir que não 
as leste, somos assim, mãe, mas eu sei e tu sabes. 

José Luís Peixoto, in "A Casa, a Escuridão"

[2009/05/03]
Posted by Picasa

14 Responses to "Dia da mãe"

  1. João Roque Says:

    Que belo!!!
    As minhas flores preferidas: rosas brancas, e um poema lindo, lindo para homenagear alguém verdadeiramente especial.
    Beijinhos a ambas.

  2. Unknown Says:

    Pinguim,

    Penso que sejam Rosas de Sta. Teresinha. Acho lindas também!

    Obrigada, beijinho

  3. R. Says:

    Amiga estou em atraso para contigo. O feriado e o fds afastaram-me um pouco da blogosfera por isso este comentário vai ser um 3 em 1. Primeiro que tudo, obrigada pelos prémios. Sinto um prazer imenso em tê-los recebido vindos de ti, são como uma homenagem à amizade que nos une. Obrigada!

    Depois, os INXS, apesar de as músicas acumularem alguns bons anos são ainda a minha banda sonora para algumas ocasiões. Indispensáveis no meu ipod.

    Por último, o dia da mãe, e o beijo que te deixo pela mãe que sei que és. Mereces muito ser uma mãe mto feliz. E claro acho que o poema do José Luis Peixoto foi mesmo escrito para ti.

    beijos

  4. Unknown Says:

    Amora

    Nada de atrasos, os prémios não têm prazo de validade. A nossa amizade é o verdadeiro prémio ;)

    Os INXS, que época!!

    Obrigada pelas tuas palavras, amiga, neste dia da mãe. Sei que um dia te vou dedicar algumas destas também...

    Beijos

  5. Seagul Says:

    Ah Zé Peixoto que bem disseste o que sinto!
    Obrigada à mãe Natacha por partilhar tão significativas palavras e tão aromáticas rosas.
    Gina

  6. Unknown Says:

    Ou não fossemos nós carneirinhas, né maniga Gina??

    Beijos

  7. Eudemim Says:

    Felicitações pelo dia da Mãe com atraso mas cá estão.

    De uma mãe muito atarefada neste momento e sem saber para que lado se virar.

    Dias mais desafogados virão.

    Bjs daqui do Sul

  8. Unknown Says:

    Obrigada Eudemim, de mãe para mãe.

    Respira fundo e... força aí!!

    Beijos de Norte

  9. lampejo Says:

    Não há amor maior do que o de mãe!

    Beijinhos!


    Fogo! Os meus comentários que fiz nos blogues ontem desapareceram.
    Escrevi isso ontem

  10. Unknown Says:

    Suponho que não haja mesmo lampejo... e é um amor tão retribuído que nos faz sentir enormes!!

    beijos

  11. paulo Says:

    este poema recordou-me o do Eugénio de Andrade. ambos são absolutamente geniais e tocantes. há ainda um do Herberto Helder: "As mães são as mais altas coisas que os filhos criam". torcem-me o coração!

    um grande abraço

  12. Unknown Says:

    Olá Paulo.

    O poema de E.Andrade conheço, o de H. Helder vou tentar conhecer, porque gostei bastante do excerto que me deixas.

    Beijo

  13. paulo Says:

    o poema podes encontrá-lo aqui , mas está musicado com a leitura do próprio Herberto e vou enviar-te o ficheiro por email, ok!
    abraço

  14. Unknown Says:

    ADOREI Paulo, Obrigada!

    beijo

Enviar um comentário