22:25


Ponham a tocar a Banda Sonora para o excerto que abaixo publico... e se a lágrima teimar em cair... para quê retê-la!?



"Encontro-me num silêncio doloroso.
As horas pesam-me mais do que a minha alma pode suportar. Porque não me respondes? 
(...)
Perdi-me. Sem ti já não me reconheço. Como é possível que o amor nos faça e desfaça a seu bel-talante? Como é possível ficar em cinzas, sem acabar de arder? Por vezes, sinto medo de não poder continuar. Se ao menos me enviasses uma única palavra. Se me dissesses: «Não me fui embora, estou contigo.» 
O teu rosto passeia-se pelas minhas noites cansadas; sinto-o flutuar entre as minhas pálpebras sem olhos. 
Que dedo me apontou para ser eu o escolhido por este amor impossível?
Sinto-me mais longe de mim do que de ti. Vagueio por esta ausência tua com o meu corpo vazio e, quando penso que não existo, os meus olhos morrem de sede...
Quanto desejo voltar a ver-te.
Esta saudade é como um lodo espesso que me sufoca. Já não sei se vivia antes de ti, ou se comecei a morrer mal te vi. 
O viver e o morrer juntam-se, num único acto.
(...)
Ainda continuas a pensar que um dia voltaremos a estar juntos?
Diz-me que sim. Que ainda pensas que viveremos juntos até mais além do penúltimo sonho ..."
 


Excerto de "O Penúltimo Sonho" Ângela Becerra, 

Prémio Azorín 2005
 


[2009/05/17]

14 Responses to "Tristesse"

  1. Snl Says:

    Lindo e com a banda sonora que escolheste torna-se magnífico! ;)

  2. João Roque Says:

    Deixaste-me sem palavras, com estas palavras, que possivelmente terão um significado especial para ti...
    A música "encaixa-se" totalmente.
    Beijito.

  3. paulo Says:

    é forte!

    e triste!

    porque nem sempre há resposta! porque às vezes ninguém responde!

    um grande abraço

  4. Unknown Says:

    F3lixP

    A Banda sonora não foi escolhida ao acaso. No livro, é a música que ele lhe toca como uma serenata, noite adentro...

    É um livro envolvente, um Romance muito bonito.

    Obrigada pela tua tatuagem, um beijo

  5. Unknown Says:

    Muito especial, Pinguim!
    Não concebo esta leitura sem esta música, porque como disse no comentário anterior, é realmente a Banda Sonora deste filme, desta história de Amor, e como disse o poeta:

    "Todo o grande Amor só é bem grande se for triste"

    Beijo

  6. Unknown Says:

    Paulo,

    Às vezes é mesmo assim, um silêncio sufocante...

    Beijo

  7. lampejo Says:

    Bonitas escolhas, a música e o texto, apesar de tristes...

    Beijinhos!

  8. Unknown Says:

    Lampejo,

    Há sempre algo de Belo na tristeza, mesmo que pareça uma contradição...

    Beijos

  9. Lusbelo Says:

    Olá Natacha!

    Texto fantástico de beleza... a boa escolha habitual...a música nem abri pela dificuldade que aqui tenho, mas como já conheço... ;-))

    A tristeza sadia, digamos assim, tem a sabedoria de nos orientar até ao mais profundo de nós e de tudo que nos rodeia, onde se esconde o que é belo. Ir até lá é difícil e causa sofrimento mas traz-se a recompensa no regresso.

    Beijo

  10. Unknown Says:

    Fernando,

    Até porque, como reconheceriamos nós os nossos momentos de Felicidade, se não tivessemos experienciado momentos de profunda tristeza??
    Por vezes, estas viagens tornam-se demasiado longas...

    Beijo

  11. Lusbelo Says:

    Procuro não confundir tristeza com inflicidade. A tristeza pode até aparecer em alyuras de felicidade, e para ser tristeza não pode ser muito prolongada no tempo...

    Beijo

  12. Unknown Says:

    Fernando,

    Não sei se sei distinguir os momentos de tristeza dos de infelicidade...

    Beijos

  13. ana p Says:

    Segui a tua sugestão e vim ler....
    È muito bonito....e eu adoro chopin.... as vezes encontramos palavras e musicas que nos expoem tão bem...
    Beijinho Nat

  14. Unknown Says:

    Obrigada por teres vindo Magnolia!

    É sublime, o tema de Chopin, e as palavras do texto. Sinto que me repito, mas é inevitável.

    Beijo

Enviar um comentário