Bom, há quanto tempo eu não tatuava aqui ,assim uma daquelas receitas de um "bolicious"!??


Este bolo foi feito para o aniversário do filhote, ontem, mas seria muito adequado também como bolo de Dia dos Namorados por exemplo. não me lembrei de tirar foto antes de ter começado a ser devorado... mas ei-lo.
Foi a prima Daniela que mo deu a conhecer, e reza assim:

Bolo Red Velvet

250 gr de farinha
1 colher cheia (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres cheias (sopa) de cacau em pó
120 gr de margarina à temperatura ambiente
300 gr de açúcar (eu, pessoalmente roubei 50 gr)
2 ovos grandes
1 colher rasa (chá) de açúcar baunilhado
250 gr (2 pacotes) de iogurte natural açucarado
3 colheres (sopa) de corante alimentar vermelho

Cobertura e Recheio

500 gr de queijo mascarpone*
100 gr de icing sugar
1 pitada de açúcar baunilhado

Bater os ingredientes até obter um creme homogéneo e espesso. Guardar no frigorífico até ao momento da utilização.


Forrar o fundo de 2 formas de 23 cm* com papel vegetal encerado para cozinha e untar os lados com manteiga.
Pré-aquecer o forno a 175º, colocando a grelha no centro.
Peneirar a farinha com o fermento, o sal e o cacau e misturar bem. Reservar.
Juntar o corante vermelho ao iogurte, misturando bem. Reservar.
Numa outra tijela bater bem o açúcar com a manteiga e a baunilha. Adiccionar os ovos um a um, batendo até ficar uma mistura homogénea e fôfa.
A esta mistura juntar, aos poucos e alternadamente, a mistura da farinha e do iogurte. Deve-se começar e acabar com a mistura da farinha e usar a batedeira na velocidade lenta.
Dividir a massa pelas duas formas, previamente preparadas, alisar a superfície e levar ao forno a cozer. O bolos estão prontos quando um palito espetado no centro sair seco.
Deixar os bolos arrefecerem, durante ±15 minutos e dentro das formas, mas em cima de redes para o ar circular por baixo. Desenformar cuidadosamente e quando estiverem completamente frios embrulhar em película aderente e levar ao congelador durante aproximadamente uma hora. Esta estranha operação opera maravilhas no momento de cortar os bolos ao meio para colocar o recheio (estamos sempre a aprender!) - também não fiz isto, não tinha espaço no congelador (risos)
Manusear cuidadosamente as 4 camadas de bolo, que devem estar muito fôfos, e colocar o recheio de queijo** entre cada uma delas. Limpar as migalhas e cobrir por cima e à volta.
Decorar a gosto! Como era para o pacanino optei por gomas :)

* como eu tinha duas formas iguais mas um pouco maiores, acabei por fazer o bolo com apenas duas camadas e não 4 como diz a receita original.


** confesso que tive dificuldade em barrar porque a mistura do queijo estava muito espessa... não foi muito bem conseguido mas... paxiênxia, para a próxima fica melhor. (isto se houver próxima, é que sai um bolo um cadinho caro ;))

A receita foi tirada (copiada) daqui!



[2010/02/16]
Posted by Picasa

22 Responses to "Sobremesa # 4"

  1. pEdrO™ Says:

    Parece o Pacman lolol

  2. Chinezzinha Says:

    Deve ser bom,deve.:)
    Com isto do FB esqueci-me que o teu pequenino fazia anos.
    Desculpa e o meu desejo de muitos parabéns para ele e para a mãe.:)
    Beijinho
    A.

  3. Seagul Says:

    Eu fui lá... mas o teu tá muito mais bonito Natacha! e que delícia deve ser...ai ai ai e eu de "regime" :(

    Parabéns à P. que nesse dia foi uma grande mulher(embora também o seja cada dia, se eu sei!
    Mas sobretudo ao fruto dessa valentia - o grande Tomás!
    Parabéns ao Tomás e beijinhos para os dois.
    Gina

  4. Unknown Says:

    Hehehe, Pedro...

    ... agora que falas nisso, realmente :D

    Beijo

  5. Unknown Says:

    Olá Ana, VIVAAAAAAAAA :)))

    É mesmo bom!!
    Não te preocupes, não tinhas de te lembrar :) Ainda estou a recuperar LOLOL

    Obrigada e beijos

  6. Unknown Says:

    Maniga, saudades muitas

    Temos de começar a pensar em algo GRANDE para breve e juntarmo-nos outra vez ;)
    Obrigada, pelas palavras, pela amizade e pela presença :)

    Beijo dos dois

  7. FM Says:

    Que delícia! (sorrisos)
    Não engorda, pori não!? (gargalhadas)
    Beijos com Saudade.

  8. fada*do*lar Says:

    Olha! Um Red Velvet feito a partir da minha receita! Muito obrigada pela honra :D
    Espero que tenha ficado bom. Há muito tempo que não faço mas agora fiquei com apetites ;)
    Beijinhos

  9. Unknown Says:

    FM

    Quase nada, querido amigo, quase nada hehehe

    Beijos e saudades

  10. Unknown Says:

    fada do lar

    Eu só tenho a agradecer :))
    É mesmo bom, e para a próxima (se houver) ainda vai ficar melhor :))

    Beijinhos

  11. ana p Says:

    Que bom que deve ser.....
    E beijo de parabens para os dois...mesmo atrasado
    BJ

  12. Unknown Says:

    Obrigada magnolia,

    é muito bom sim :)) asseguro-te ;)

    Beijo

  13. João Roque Says:

    Primeiro que tudo parabéns ao teu Tomás; e depois quanto ao bolo, apesar do aspecto delicioso, acho que não é o meu género: cozinho razoavelmente, mas na doçaria sou um desastre; também não tenho uma grande atracção por doces e o pior é aquela coisa da cobertura e do recheio com queijo - detesto queijo (nem o cheiro)...
    Beijinho.

  14. ana p Says:

    Por onde anda esta menina ?
    Bj

  15. Lusbelo Says:

    Ainda me senti tentado a "roubar" uma fatia, mas ao tempo que aqui está o mais certo é já ter passado o prazo de validade. :-))

    Tenho saudades de te ver por aqui...

    beizooooos

  16. FM Says:

    Hummmm! (sorrisos)
    Beijos.

  17. FM Says:

    Estás a precisar de voltar aos "cozinhados" antigos, digo eu!
    Beijos.

  18. ana p Says:

    Volta menina...volta
    Beijo

  19. Robin K Says:

    Venho cá passado tanto tempo e dou logo com uma boa justificação para ficar ainda mais gordo. ;-)

    Beijo

    Robin K

  20. Chinezzinha Says:

    Natacha?
    Estás a tirar posts?
    Porquê?
    Beijinho

  21. lampejo Says:

    Beijinhos...

  22. Robin K Says:

    Volta depressa.

Enviar um comentário