Este bolo foi feito para o aniversário do filhote, ontem, mas seria muito adequado também como bolo de Dia dos Namorados por exemplo. não me lembrei de tirar foto antes de ter começado a ser devorado... mas ei-lo.
Foi a prima Daniela que mo deu a conhecer, e reza assim:
Bolo Red Velvet
250 gr de farinha
1 colher cheia (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres cheias (sopa) de cacau em pó
120 gr de margarina à temperatura ambiente
300 gr de açúcar (eu, pessoalmente roubei 50 gr)
2 ovos grandes
1 colher rasa (chá) de açúcar baunilhado
250 gr (2 pacotes) de iogurte natural açucarado
3 colheres (sopa) de corante alimentar vermelho
Cobertura e Recheio
500 gr de queijo mascarpone*
100 gr de icing sugar
1 pitada de açúcar baunilhado
Bater os ingredientes até obter um creme homogéneo e espesso. Guardar no frigorífico até ao momento da utilização.
Forrar o fundo de 2 formas de 23 cm* com papel vegetal encerado para cozinha e untar os lados com manteiga.
Pré-aquecer o forno a 175º, colocando a grelha no centro.
Peneirar a farinha com o fermento, o sal e o cacau e misturar bem. Reservar.
Juntar o corante vermelho ao iogurte, misturando bem. Reservar.
Numa outra tijela bater bem o açúcar com a manteiga e a baunilha. Adiccionar os ovos um a um, batendo até ficar uma mistura homogénea e fôfa.
A esta mistura juntar, aos poucos e alternadamente, a mistura da farinha e do iogurte. Deve-se começar e acabar com a mistura da farinha e usar a batedeira na velocidade lenta.
Dividir a massa pelas duas formas, previamente preparadas, alisar a superfície e levar ao forno a cozer. O bolos estão prontos quando um palito espetado no centro sair seco.
Deixar os bolos arrefecerem, durante ±15 minutos e dentro das formas, mas em cima de redes para o ar circular por baixo. Desenformar cuidadosamente e quando estiverem completamente frios embrulhar em película aderente e levar ao congelador durante aproximadamente uma hora. Esta estranha operação opera maravilhas no momento de cortar os bolos ao meio para colocar o recheio (estamos sempre a aprender!) - também não fiz isto, não tinha espaço no congelador (risos)
Manusear cuidadosamente as 4 camadas de bolo, que devem estar muito fôfos, e colocar o recheio de queijo** entre cada uma delas. Limpar as migalhas e cobrir por cima e à volta.
Decorar a gosto! Como era para o pacanino optei por gomas :)
* como eu tinha duas formas iguais mas um pouco maiores, acabei por fazer o bolo com apenas duas camadas e não 4 como diz a receita original.
** confesso que tive dificuldade em barrar porque a mistura do queijo estava muito espessa... não foi muito bem conseguido mas... paxiênxia, para a próxima fica melhor. (isto se houver próxima, é que sai um bolo um cadinho caro ;))
A receita foi tirada (copiada) daqui!