21:29


"Aquilo que, creio, produz em mim o sentimento profundo, em que vivo, de incongruência com os outros, é que a maioria pensa com a sensibilidade, e eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar."

Fernando Pessoa in Livro do Desassossego

[2009/07/18]

Posted by Picasa

10 Responses to "Alimento"

  1. lampejo Says:

    Eu diria que são ambas a coisa e mais ainda...
    Pensar é viver e por consequência sentir o que se pensa tomando-se assim o alimento do pensamento...

    Beijinhos!

  2. João Roque Says:

    Há ocasiões da minha vida que não tenho capacidade para dissecar completamente algumas frases de Pessoa. Esta é uma das fases e esta é uma das frases...
    Beijinho.

  3. Unknown Says:

    Lampejo,

    Esta foi apenas uma forma de pôr as coisas. Se pensarmos bem, acaba por ser uma pescadinha de rabo na boca. Serão os pensamentos a originar os sentimentos, ou o contrário? ou umas vezes assim e outras assado??

    Acho que se alimentam um ao outro...

    Beijo

  4. Unknown Says:

    Pinguim,

    Amigos como dantes (risos). Também não sou muito de dissecar. A primeira vez que li esta frase algo me surgiu na mente... se calhar noutra altura teria interpretado de maneira diferente...

    Como costumo dizer muitas vezes, sou o que sinto, e no fundo acho que é isso que diz ali...

    Beijo

  5. Seagul Says:

    Não vou dissertar sobre essa frase de Pessoa, não tou praí virada mas gostaria de dizer-te Natacha que o teu está blog arrumado nos meus "favoritos" e se encontra numa pastinha denominada "Alimento para a Alma" - bonito, não chas?
    Portantes não é só o que uma Pessoa diz/disse, é tudo o que aqui deixas...
    Beijinho da tua maniga Gina

  6. Braulio Pereira Says:

    sonhar
    é viver..
    sonha.
    é a alma
    da vida..

    beijos
    de
    um sonhador.

    braulio

  7. Unknown Says:

    Maniga Gina,

    Que bom! Este Blog é de Mim, de Eu... e de todos os que por aqui passam e se "alimentam" com o que vou deixando... bom que hajam estas sintonias...

    Beijo

  8. Unknown Says:

    Braulio,

    Sou eterna sonhadora...

    Beijos

  9. ana p Says:

    Pessoa é muito bom...especialmnte para nos por a pensar.... Em todo o caso o " Livro do Desassossego" é um dos meus preferidos..tem coisas lindas.
    Bjs e boa semana Natacha

  10. Unknown Says:

    Olá Magnolia,

    Penso como tu, Pessoa deixa-nos a pensar sempre ... e muito!!

    Beijo e boa semana também para ti :)

Enviar um comentário