10:15

Quem nunca se questinou do sentido, ou melhor, da falta de sentido, de ser o coelhinho, fofinho é certo, o símbolo da Páscoa. Mais, os coelhinhos da Páscoa não são uns coelhinhos quaisquer - Não! São coelhinhos que distribuem pelas crianças os ovinhos de chocolate!
O quê?? Então mas será que os coelhinho pôem ovos e eu andei este tempo todo enganada??
Bom, daquilo que me foi dado a perceber, a associação do coelhinho à Páscoa advém do facto deste ser símbolo de fertilidade, e como a Páscoa cristã significa a ressurreição de Cristo, um renascimento - daí a "ligação"

Bom, interessante será também verificar que muitos, e principalmente as crianças, não saberão o que realmente significa a Páscoa, para além do facto de se encherem de guloseimas e não irem à Escola. É inequívoca a falta de capacidade da Igreja para chamar a si as gentes.

Nesta Páscoa eu estarei num sítio, onde tradicionalmente, a Páscoa é uma época muito especial e todas as tradições enraízadas e vividas - Braga - onde na minha infância, na casa da minha tia, recordo junto com o meu primo, de corrermos para o Quartel dos Bombeiros para beijar a cruz, e depois de volta a casa para voltar a beijar a cruz - o que as crianças fazem!!
Recordo também que no Domingo de Ramos, entregávamos um raminho aos padrinhos e recebíamos de retorno as amêndoas - ou as bombokas (risos) - outros tempos!!

Bom, resta-me desejar a TODOS/AS quantos por aqui vão passando e engrandecendo este espaço com a sua presença, uma PÁSCOA FELIZ!

[2009/04/08]
Posted by Picasa

13 Responses to "Páscoa"

  1. Seagul Says:

    Se por vezes recordar circunstâncias do passado pode ser muito gostoso, as bombokas são uma dessas coisas. Num tempo em que não havia a profusão de doces que agora enchem de cáries os nossos "infantes", num tempo em que a muito boa gente também não sobravam muitos escudos para o supérfluo, essas coisinhas fofinhas e castanhas pareciam-nos autênticos manjares dos deuses...:):):)
    Porque desapareceriam elas?
    Boa Páscoa à Natacha e aos seus "tatuadores", esperando que regressem renascidos.
    Gina

  2. Unknown Says:

    Maniga,

    Páscoa FELIZ!!

    Dantes os escudos faltavam, mas hoje os euros também não abundam - o problema está no facilitismo e compramos agora que quando vier a conta logo se vê - e estou a falar mesmo das amêndoas...
    Eu não vou nessa, but...

    Enfim...

    Espero sim, regressar renascida ;))

    Beijosssssss

  3. Daniel C.da Silva Says:

    A Páscoa perdeu muito do seu encanto (felizmente o carnaval também). Mas a Páscoa nao devia ter perdido. Por aqui destes lados de Lisboa ainda se faz a procissão dos ramos em muitas igrejas, mas claro que os andores com o Senhor dos Passos e afins só em sitios mais tradicionais (e porque se perdem as tradições?) se revive melhor a Paixão Morte e Ressurreiçao de Cristo.

  4. Daniel C.da Silva Says:

    P.S. -Entusiasmei-me e esqueci-me de agradecer e retibuir os votos de Pascoa Feliz. Para mim 6ª feira santa é um dia muito marcante.

  5. Robin K Says:

    Nesta Páscoa, como é normal, estarei no centro do mundo. London Town.

    Beijos

  6. Unknown Says:

    Sr. Lobinho,

    Que teria Jesus Cristo a dizer-nos acerca da hipocrisia?
    Como lhe disse no privado, o meu blog é publico e quando os comentários digam respeito ao post em si, deixarei sempre ficá-los aqui, mesmo a contragosto.
    Se pensava que vindo aqui comentar e tornando-se seguidor deste blog seria uma boa maneira de eu perder a minha postura e responder-lhe como de facto merece, perdeu o seu tempo... não descerei tão baixo.
    Para que conste porque não sou hipócrita, não gosto de si e acho que escolheu muito bem o seu nick - faz com que a pele de cordeiro lhe assente na perfeição - claro que agora imagino que tenha, mais uma vez, que defender a sua honra...

    Enfim... é o costume.

    Passe bem e Páscoa Feliz!

  7. Unknown Says:

    Robin K,

    Que passes uma Páscoa Feliz! Diverte-te em London town ;)

    Beijinho

  8. FM Says:

    Apesar de noutro registo, teno imensas saudades das Bombokas, se tenho.
    Páscoa Feliz, mesmo com ligeiras alterações.
    Ah, a minha mãe é de Braga, Póvoa do Lanhos, mais conretamente.
    Beijo.

  9. Unknown Says:

    FM,

    Mais concretamente eu também vou a Vila Verde, que é onde residem os meus familiares. Belas recordações tenho da minha infância lá, e das banhocas no Rio Homem...

    Bons tempos!!

    Beijinhos e... eu quero... bonbokassssss!!

  10. João Roque Says:

    Eu tinha aqui posto um comentário, mas devo ter-me esquecido de o validar.
    Falava de Braga, da Semana Santa nessa cidade e desejava-te uma boa Páscoa.
    Fica esta "segunda via".
    Beijinhos.

  11. Daniel C.da Silva Says:

    Dra Natacha

    Só agora vi o comentário. Não tem de gostar de mim. Mas o que escreveu nao faz sentido. Vim escrever, ou melhor, comentar, o que estava no post relativo à Páscoa. E não, dona Natacha, lobinho está explicado no meu blogue o porquê e nao julgue as pessoas pelos nicks. O resto do que escreveu nao entendi, porque dizer que nao desceria tao baixo em responder como eu mereço, para isso poderia têe-lo feito no mail.

    Eu fui educado e respondi-lhe apenas o que foi.

    Mas fique lá com a sua sobranceria e juizos de valor e tenha na mesma uma boa pascoa. Ia seguir o blogue sim, mas vou retirar entao a função de seguidor, ao contrário do que a senhora mesma me tinha proposto no mail, ou seja, que se quisesse falar dos posts muito bem mas apenas isso. Ora foi apenas isso que fiz.

    E por favor nao faça mais juizos de valor de ninguem, sejam lobinhos sejam coelhinhos. As pessoas nao se medem pelos nicks nem pelas coisas que ouvimos dizer delas. E quanto ao facto de ter postado aqui anteriormente, expliquei-lhe isso tudo no mail de como foi e porquê, tendo inclusivamente pedido desculpas.

    SE sou hipocrita, como diz sem me conhecer MINIMAMENTE, entao tenho gosto em ser hipocrita, sabe porquê Natacha? Porque não é o hipocrita que voce formulou na sua cabeça so porque sim.É um Daniel que vopcê nao conhece e sobre o qual se arroga dizer o que lhe apetece. Afinal voce nao é diferente de muita gente, tal como eu nao, mas pelo menos tive a humildade de lhe responder correctamente no e.mail e pedir desculpa porque o seu blogue estava em primeiro lugar e so depois verifiquei ser o que está desactivado.

    Com licença

    Daniel

  12. Unknown Says:

    Pinguim,

    Regressada de Braga, cansada da viagem - obrigada - foi BOM sim!

    Um beijinho

  13. Unknown Says:

    Sr Lobinho,

    Como quem por aqui passa me sabe, e porque não pretendo ser nada mais do que aquilo que de facto sou, não alimentarei mais este assunto - fique com a sua razão, eu não preciso de me justificar, e nem exporei aqui em publico as minhas razões, ou não...
    Embora lamento imenso ter de deixar aqui no meu espaço que me é tão querido, "coisas" deste género...

    Paciência e assunto encerrado

Enviar um comentário