"Existe uma lenda acerca de um pássaro que só canta uma vez na vida, com mais suavidade que qualquer outra criatura sobre a Terra. A partir do momento em que deixa o ninho, começa a procurar um espinheiro, e só descansa quando o encontra. Depois, cantando entre os galhos selvagens, empala-se no acúleo mais agudo e comprido. E, morrendo, sublima a própria agonia e solta um canto mais belo que o da cotovia e o do rouxinol. Um canto superlativo, cujo preço é a existência. Mas o mundo inteiro pára para ouvi-lo, e Deus sorri no céu. Pois o melhor só se adquire à custa de um grande sofrimento... Pelo menos é o que diz a lenda."

[...]

"O pássaro com o espinho cravado no peito segue uma lei imutável; impelido por ela, não sabe o que é empalar-se, e morre cantando. No instante em que o espinho penetra, não há nele consciência do morrer futuro; limita-se a cantar e canta até que não lhe sobra vida para emitir uma única nota. Mas nós, quando enfiamos os espinhos no peito, nós sabemos, compreendemos. E assim mesmo fazêmo-lo."

in Pássaros Feridos, Collen McCullough

Respectivamente o início e fim deste brilhante livro que li há cerca de dois anos e que considero um dos melhores, e que hoje partilho com todos quantos por aqui passam...

E para mim própria, serve de reflexão...

[2009/03/26]
Posted by Picasa

4 Responses to "Lenda - reflexão"

  1. Unknown Says:

    ...Como uma ave que grita, em bebedeiras de azul:):):)
    Beijo.
    Gina

  2. Unknown Says:

    Que inspirada maniga Gina, que hoje é Maria e não Seagull!!

    ;))

    Beijo

  3. lampejo Says:

    O ser humano é estúpido apesar de se dizer racional, vai-se lá perceber porque.

    Beijinhos!

  4. Unknown Says:

    Pois eu acho que o ser humano, quando é estúpido, é exactamente por se achar muito racional.
    É estúpido quando só é racional,
    quando não sabe a dose certa de emoção a dar...

    Um beijo

Enviar um comentário