Quiosque @olhares.com por Isabel Cruz


Há dias em que as memórias se atropelam na nossa mente. Talvez um estratagema desta para evitar outro tipo de pensamentos.
Seja como for, hoje veio-me à memória a Dona Conceição. Célebre dona de um Quiosque de guloseimas em frente à minha escola Preparatória na Amadora. A Escola Preparatória Roque Gameiro.

Era recorrente, algumas vezes ao dia :), as crianças, eu incluída, aproximarmo-nos da rede e gritarmos à D. Conceição o que queríamos, e ela, muito solícita, lá atravessava a estrada para nos trazer as encomendas. Era, já nessa altura proíbido sairmos da Escola em período de aulas, ou seja, nos intervalos. Então recorríamos à boa vontade, ou à vontade de fazer negócio, da D. Conceição.
Os pedidos variavam entre as péssimas pastilhas de alcatrão, as petazetas de coca-cola, os colares de missangas e os inesquecíveis chupas-coração - uns chupa-chupa em forma de coração.
Aliás, esse era o grito que mais se ouvia naquela rede: "Dona Conceição, era um chupa-coração!"
Se não tinha troco, lá trazia em géneros - que chatisse que era!! :D

Hoje lembrei-me da D. Conceição... na Amadora...

E derrepente me surge a imagem dos sacos de aparas de bolacha baunilha que compravamos por 2$50 e faziam as nossas delícias, na fábrica ao pé das "escadinhas". Ou dos croissants, os melhores do Mundo e arredores, com doce de ovos no Centro Comercial Babilónia...

Memórias doces as minhas hoje...

[2008/11/13]

Posted by Picasa

0 Responses to ""D. Conceição""

Enviar um comentário