Em jeito de desabafo...

Todos nós, e eu própria não sou excepção, nos queixamos vezes sem conta dos tempos de espera nos serviços Públicos.
Eu própria trabalho no Atendimento ao público de um determinado Instituto Público - muito concorrido por sinal.
Um dia não são dias, não estamos todos os dias nos nossos melhores dias, mas aquilo que sei é que não é fácil. Não que o meu trabalho seja melhor ou pior que tantos outros, mas não é mesmo fácil.

Podíamos culpar a falta de pessoal, o ambiente que se "respira", a crise até... mas acho mesmo que nenhum destes factores é responsável pela estupidez. Atendo todos os dias pessoas de todas as faixas etárias, todas as classes sociais, com todo o tipo de problemas e assuntos para serem esclarecidos e resolvidos - e é isso que tentamos fazer com os poucos recursos que temos. Sim, por vezes exaltamo-nos, perdemos a paciência e isso não devia acontecer, mas não somos máquinas - isso leva às reclamações de Livro Amarelo, se bem que estas não precisam que nada disso aconteça, basta que lhes apeteça... Como é possível aceitar uma reclamação pelo facto de não ser atendida quando "só" passavam 4 números da sua senha. Ora se o limite são 3 senhas de tolerância, o que fundamenta uma reclamação destas??

Tudo bem, concordo que as pessoas possam manifestar o seu desagrado. Mas a quem manifesto eu o meu desagrado pelas constantes faltas de educação a que sou sujeita, a falta de respeito por quem está ali a trabalhar no meio de um barulho quase sempre insuportável, durante 6 horas seguidas, com meia hora de pausa, constantemente ouvindo criticas, para ser branda no termo. Já me quiseram agredir, e podiam muito bem tê-lo feito, já nos cuspiram para cima, já nos chamaram de tudo...

Por isso acho que devia haver o Livro Vermelho - para nós, as que atendemos e tentamos ajudar a resolver os problemas de quem precisa, manifestarmos as nossa profunda revolta pelo que ouvimos. Porque na maioria das vezes e no desespero, as pessoas não ficam satisfeitas com aquilo que temos para dizer, simplesmente porque não era aquilo que queriam ouvir, mas sim o que se passa na realidade...

Enfim... claro que não é agradável esperar para ser atendido, não é agradável ouvir o que não queríamos ... mas vamos fazer mais como???

[2009/04/23]
Posted by Picasa

12 Responses to "Livro vermelho"

  1. FM Says:

    Phonix! Devem ter-te chateado, mesmo.
    É sempre bom ouvirmos a opinião do "outro lado". Fizeste bem em escrever este Post... Passareia a ter outro tipo de "raciocínio". Eu sou um "apressado"... Mas porto-me bem. (sorrisos)
    Beijos e... Calma, Calma, Calma.

  2. Unknown Says:

    (gargalhadas)
    Essa expressão já valeu uma bela repreensão à minha sobrinha...

    Mas... sabes FM, é um acumular de tanta coisa, que mesmo compreendendo o quanto custa esperar muito tempo, vai enchendo, enchendo - e as pessoas estúpidas existem mesmo, e se queres saber, mentem com quantos dentes têm na boca em determinadas reclamações... Mas fazem o que querem...

    Bom, isto dava conversa para uma semana...

    Beijos calmos

  3. lampejo Says:

    Realmente, há cada uma...
    É a triste realidade em que vivemos. Essa pessoas deviam de estar no teu lugar e ouvir os insultos que elas próprias gritam, a ver se gostavam...
    Há mesmo pessoas ignorantes, e barbaras...

    Beijinho e não te exaltes...

  4. R. Says:

    O atendimento ao público é sem dúvida desgastante e o mal é que as pessoas têm imensa dificuldade em colocarem-se no lugar dos outros e daí a intolerância. Como cidadã frequento mtos serviços públicos, tenho tido inúmeras razões de queixa mas em momento algum fui mal educada, agressiva ou ofensiva. Se pretendo reclamar faço-o pelas formas que estão ao meu alcance. Obviamente que quem atende deveria ter o mesmo direito de expor as suas reclamações à sua hierarquia num circuito interno que visaria a pp qualidade do serviço, mas penso que isto seria num mundo demasiado perfeito para este, mais preocupado com o simplex.

    beijos

  5. Seagul Says:

    Oh Natacha desta vez passaram mesmo das marcas contigo- são uns filhos da mãe e os responsáveis pelos atendimentos são uns incompetentes e depois eles é que têm altas avaliações!!!

    Deixa lá que me vai calhar o jackpot esta semana e arranjaremos um "Nêgócio" lá mais para o Sul, tá combinado? É preciso acreditar!

    Entretanto, hoje é outro dia e espero que a raiva em estado líquido já tenha corrido toda para que possas usufruir de um dia que é muito bom porque é véspera de fim de semana :)
    Beijinhos.
    Gina

  6. João Roque Says:

    Não deve ser fácil, na verdade.
    E todos nós temos tendência a ver apenas o nosso lado da barricada...
    Beijinhos.

  7. Unknown Says:

    lampejo,

    ... e normalmente é quem menos razão tem que toma estas atitudes.
    Enfim...

    Beijo

  8. Unknown Says:

    Amora,

    E tu saberias ser alguma dessas coisas?? Eu sou a favor das reclamações, atenção. Mas que sejam fundamentadas nos reais problemas, porque cada pessoa que se senta à nossa frente o que pretende é ter o seu problema esclarecido ou resolvido e é isso que tentamos fazer. Pode demorar 5m ou 1/2 hora. Claro que as hierarquias querem que demore menos de 10m, mas a eles não lhes interessa se os problemas ficam resolvidos, mas números. A Estatística impera nos Serviços Públicos, mas eu não sei trabalhar para ajudar a estatística...

    Beijos

  9. Unknown Says:

    Gina,

    É um acumular...
    Minha querida, os responsáveis pelo atendimento nem nos conhecem. Como sabe nós somos uma realidade um bocadinho à parte dentro do IP, assim tipo um filho bastardo...
    Se eu tivesse as condições de trabalho da Sede, onde o atendimento é separado da sala de espera, era uma maravilha... mas...

    Beijossss

  10. Unknown Says:

    Não é mesmo Pinguim.

    Sabes, eu entendo o quanto custa às pessoas. Quando eu tenho de ir a um serviço público também não gosto de ficar tanto tempo à espera - mas e o bom senso?
    Ali temos as pessoas em espera a dois passos das secretárias de atendimento. Não dá sequer para não trabalhar mesmo que quisessemos. Mas uma ida à casa de banho, o ir arquivar alguma coisa, ou até a nossa meia hora de pausa laboral, são um desassossego... sempre todo o tempo a ouvir os comentários e as bocas enerva MESMO!

    Mas... a culpa é mesmo minha que não terminei o meu curso...

    Beijos

  11. Seagul Says:

    Natacha, desculpa mas não resisti...
    Eu só consegui ir para a Universidade aos 36 e vi lá pessoas com muitos mais... estás SEMPRE a tempo e era só "mais um
    bocadinho assim" :)
    Beijos e bom fim de semana são os votos desta tua amiga

  12. Unknown Says:

    Gina,

    Aos 36 né?? Então quer dizer que ainda tenho dois pela frente, entretanto pode ser que a crise se esfume...

    Esse é um objectivo que tenho, mas não a curto prazo, por variados motivos...

    Beijos e obrigada ;)

Enviar um comentário